Comércio

Planear projectos para espaços comerciais não exige apenas consumar uma obra estética e de grande mestria arquitectónica.

No caso de projectos de comércio, está em causa, acima de tudo, a necessidade de contribuir para o sucesso do negócio, nomeadamente procurando agilizar o funcionamento, tirar o melhor partido dos recursos humanos e logísticos e facilitar a concretização das vendas.

Assim, é de extrema importância a organização da área comercial, bem como a definição clara de áreas funcionais a pensar nos funcionários da loja, nos fornecedores e nos clientes, com foco no tipo de negócio e nas exigências que ele impõe para atrair compradores.

No fundo, o papel de um projecto de arquitectura e de engenharia para comércio é dar forma às necessidades dos comerciantes para que possam tirar o melhor partido possível dos seus negócios.

Ponto fundamental a ter em conta é o enquadramento legal e a obrigatoriedade de cumprir à risca as exigências da Lei, especialmente em termos de legislação do trabalho e de normas de acessibilidade a espaços públicos.

Obter os devidos alvarás e licenças de funcionamento está, em grande parte, dependente da estratégia de intervenção de engenheiros e arquitectos que são também, essenciais para seguir à risca um plano de orçamento rigoroso.