Os projectos industriais e logísticos requerem o cumprimento de normas apertadas em termos de ambiente, higiene e segurança.
Além do mais, as instalações industriais não podem ser erguidas em qualquer lugar, sendo imprescindível que cumpram as normativas dos Planos Directores Municipais, bem como os critérios exigidos nos quadros de licenciamento existentes.
Cabe ao engenheiro e ao arquitecto de um projecto para indústria e/ou logística antecipar eventuais problemas que possam surgir no caminho, nomeadamente em termos de entraves legislativos. A realização de reuniões preliminares com os responsáveis que tomam estas decisões podem ser fundamentais nesse sentido, agilizando assim, o processo de obtenção de todas as autorizações necessárias.
Esta é uma das áreas de construção onde assume maior importância a realização de um estudo prévio rigoroso para apurar as características fundamentais do processo industrial em causa, de modo a poder vir a retirar a máxima eficiência do espaço em termos arquitectónicos, promovendo as melhores condições de produtividade.
A aposta em materiais e soluções inovadoras que garantam a eficiência energética e não exijam demasiada manutenção futura, providenciando também alta rentabilidade imediata, é um princípio-chave, bem como o é zelar para que haja condições térmicas e de humidade apropriadas às máquinas e/ou produtos ou matérias-primas que o espaço vá albergar.
Sendo projectos de alta exigência técnica, facilmente os custos do investimento podem disparar, o que reforça a importância de ter profissionais experimentados à frente, capazes de criarem ambientes de trabalho seguros, ergonómicos e eficientes, compatibilizando o trabalho industrial e a humanidade dos funcionários.